Visão Geral dos Filtros Receptores

O filtro receptor proporciona a separação automática entre o material e o ar.

O Filtro Receptor executa a separação automática entre o material e o ar. A entrada tangencial, situada na tremonha circular do receptor’, fornece uma separação ciclónica entre o material/fluxo de ar. O material presente no ar é retido pelos sacos de filtragem. Pulsos regulados de ar comprimido limpam os sacos de filtragem, largando o material presente no ar para o interior da tremonha. Os sacos de filtragem encontram-se protegidos da corrente principal de material por escudo deflector. O desempenho eficiente do filtro receptor é alcançado através da selecção do meio de filtragem adequado e do rácio correcto de ar-para-tecido.

large receiver on site

Características de Fabrico e Desempenho:

Materiais de construção

O filtro receptor e a tremonha são fabricados em aço carbono com revestimento epóxi. Para aplicações que o exijam, as superfícies de contacto com o material ou toda a unidade podem ser fabricados em aço inoxidável 316 ou 304. O fabrico em aço inoxidável é uma excelente escolha para aplicações abrasivas, corrosivas e de grau alimentar.

Elementos de filtro com limpeza por pulsos

Os elementos de filtro são limpos por jatos de ar comprimido a partir do depósito acumulador. Para forçar um jato de ar com maior volume, a entrar nos elementos de filtro e assim provocar uma deslocação das partículas de pó mais eficaz, o ar é injetado através de venturis. Apenas um grupo de elementos de filtro recebe um jato de ar simultaneamente, ficando os restantes elementos em operação. O intervalo entre os jatos de ar dos elementos de filtro é ajustável de modo a permitir uma melhor limpeza dos mesmos.

Ventiladores contra explosões

Os filtros receptores podem ser equipados com ventiladores contra explosões para permitir a manipulação de materiais classificados como St-1, St-2, ou St-3 pelo Bureau of Mines dos EUA.


Receiver Hopper

Tremonhas dos Receptores

As tremonhas dos receptores estão disponíveis com diversas medidas de carga e descarga, assim como construção em diferentes materiais. As flanges de saída podem ser fabricadas para ser compatíveis com Aerolocks Coperion K-Tron™, válvulas de guilhotinas, ou equipamento de outros fabricantes’, possibilitando uma fácil incorporação do receptor num sistema novo ou existente. A tremonha inclui uma grade para prevenir a queda de elementos de filtro e de armações para o interior do dispositivo de descarga montado na flange de saída.


Bancada de suporte e plataforma de serviço

Estão disponíveis bancadas de suporte para Filtros Receptores de todos os tamanhos. O receptor é mantido a uma altura que permite um distanciamento correcto do equipamento ligado à flange de descarga (ex. protector anti-cisalhamento, válvula rotativa Aerolock e adaptador de saída).

Receiver Drawing

Porta de acesso rápido

Para efeitos de manutenção, os elementos de filtragem do filtro receptor’ são de acesso fácil através da porta de acesso rápido. Os fechos da porta são desaparafusados manualmente e rodam para o lado, permitindo que a porta, equipada com dobradiças, se abra para o lado esquerdo. O acesso aos elementos de filtro e as armações, para efeitos de remoção, limpeza e eventual substituição, pode ser feito através da porta. Os filtros receptores maiores possuem duas portas de acesso com um distanciamento de 180° para oferecer um acesso fácil a todos os elementos de filtragem.

Painel de controlo

A limpeza dos elementos de filtragem com jato de ar é regulada pelo painel de controlo. A placa temporizadora do painel’ permite o ajuste fácil da frequência e duração de cada jato de ar, bem como a indicação do grupo de elementos de filtro em limpeza a cada momento. Todos os solenoides que disparam os pulsos de ar comandados a partir da placa temporizadora estão localizados no painel, com a classificação NEMA 4. O fabrico à prova de explosão NEMA 9 é opcional.



Receiver guage

Manómetro de pressão diferencial

Cada filtro recetor está equipado com um manómetro de pressão diferencial. O manómetro mede a diferença de pressão entre a zona do elemento de filtro e a carcaça venturi