Recetores de Ciclone para Transporte Pneumático sem Filtro

Os ciclones, com produtos adequados á separação ciclónica, são tão eficazes quanto os receptores pneumáticos sem filtro.

Esta pode ser uma grande vantagem em aplicações cuja localização dificulte a manutenção dos elementos de filtros especialmente os de tecido. O ciclone sem filtro é ideal para o transporte de produtos granulados isentos de finos ou em aplicações em que não seja necessária a separação completa.

Um bom sistema pneumático separa eficazmente o produto, do fluxo de ar, quando este chega ao destino.

Quando o produto tem uma consistência e peso adequados para a separação ciclónica, é utilizado um ciclone em vez de um filtro.

O ciclone não tem peças móveis, nem elementos de filtro para limpar e não são necessários ar ou eletricidade para o seu funcionamento. Quer esteja a mover 3 ou 170 m³ de ar, há um ciclone à medida das suas necessidades.

How a filterless cyclone receiver works

O ciclone em funcionamento

O ciclone é concebido para acelerar a tendência natural de separação do produto e do ar.

A entrada proporciona uma expansão gradual, não turbulenta do produto/fluxo de ar, direcionando o produto para baixo numa espiral tangencial ao corpo do ciclone.

O produto é desacelerado à medida que roda em espiral ao longo do corpo do ciclone, adicionalmente um cone longo proporciona espaço para que o produto se separare do ar de transporte, para depois assentar na parte inferior do cone. A saída de escape é dimensionada para reduzir a velocidade do ar, ajudando na separação das últimas partículas de produto em suspensão no ar.

Para transporte, quando utilizar ciclones sem filtro e quando utilizar receptores com filtro equipados com limpeza automática

Quando o produto a transportar tem uma consistência e peso adequados para a separação ciclónica, os ciclones podem ser usados como recetores, incluíndo aplicações onde, pela sua localização, não é possível o acesso para efeitos de manutenção de sistemas equipados com elementos de filtro. 

Por exemplo, isto permite que o ciclones sejam posicionados por cima dos pontos de destino, com um filtro secundário localizado remotamente num local de fácil acesso. As partículas grandes ficam nos ciclones, enquanto que as partículas mais finas do produto são recolhidas a jusante num filtro equipado com limpeza automática.

Isto elimina a necessidade de limpeza ou manutenção dos filtros em cada recetor. A maior parte da manutenção fica limitada ao filtro, que é convenientemente posicionado.

Premier filterless cyclone receiver in a classification system

Para aplicações em que não seja necessária uma separação completa

O ciclone pode ser usado em sistemas de classificação por tamanho, em que o produto é passado por um crivo que retém as partículas maiores, permanecendo as mais pequenas no fluxo de ar de escape.

O ciclone recebe o produto, direcionando as partículas maiores para baixo, numa espiral tangencial ao corpo do ciclone, ocorrendo a separação do ar de transporte. A pequena quantidade de partículas finas que tenha passado pelo crivo, permanece no fluxo de ar de escape, passando para jusante através da tubagem de transporte.

Este sistema de transporte sem filtro, elimina a necessidade da limpeza dos elementos de filtro e reduz o número de componentes que exigem manutenção.

The filterless cyclone receiver is ideal for vacuum conveying of clean pelletized materials

Para produtos granulados isentos de finos

O ciclone é ideal para o processamento de produtos granulados isentos de finos.

A separação ciclónica do produto e do ar, permite que o produto seja descarregado na parte inferior do ciclone, enquanto que o fluxo de ar de transporte sai pelo topo.

Isto permite por exemplo, que o ciclone seja utilizado como recetor/separador, no nosso sistema de descarga de vagões ferroviários, com apenas uma bomba de vácuo/pressão. O ciclone recebe o produto do vagão por vácuo, separando o material do ar de transporte, descarregando depois o mesmo produto no lado de pressão do sistema.

Tamanhos de ciclone

Dimensão de admissão de 50,8 a 508 mm de diâmetro. As descargas flangeadas variam entre um diâmetro interno de 101,6 e 406,46 mm. Para simplificar a instalação, estão disponíveis configurações com a entrada e escape do lado direito e do lado esquerdo.

Materiais de construção

Os materiais de construção incluem aço carbono, alumínio e aço inoxidável. A construção em aço inoxidável é uma excelente escolha para aplicações com produtos abrasivos, corrosivos ou para a indústria alimentar.