Resumo geral do sistema de controlo para doseadores SmartConnex™

Os controladores de equipamento e interfaces de utilizador Coperion K-Tron proporcionam uma flexibilidade e uma conetividade completamente funcionais

O ambiente de controlo para doseadores SmartConnex proporciona uma capacidade de controlo abrangente para sistemas até 30 doseadores de tela de pesagem SWB, doseadores por perda de peso, doseadores volumétricos, sistemas batch, caudalímetros de sólidos SFM, doseadores com bomba de sólidos BSP™, ou dispositivos controlados por PID.

Controlo e acionamento do motor

O módulo de controlo KCM Coperion K-Tron combina os módulos de controlo e acionamento do motor numa nova caixa compacta, proporcionando maior flexibilidade e um desempenho excelente. Cada doseador tem o seu próprio KCM, geralmente instalado diretamente no doseador, e está disponível com diversas configurações, conforme a aplicação:

  • KCM/DC para doseadores de fuso, doseadores de tela de pesagem SWB, caudalímetros de sólidos SFM e dispositivos PID
  • KCM/VIB para doseadores de calha vibrante
  • KCM/Stepper para doseadores BSP e para o micro doseadores
  • KCM/AC para interface com acionadores externos como inversores de frequência ou servo acionadores

Os módulos de controlo e de acionamento do motor são combinados num só componente e podem ser instalados no doseador, ou remotamente. Cada versão do KCM inclui todo o software necessário para aplicações em contínuo ou por batch. A ligação entre os doseadores e as interfaces do operador é feita através de uma rede. O KCM pode também ligar-se diretamente à rede de automação já existente numa determinada fábrica.

O software de controlo do doseador por perda de peso incorpora a modulação de velocidade do fuso, um algoritmo exclusivo que pode melhorar a precisão do doseador no curto prazo em doseadores de fuso simples até um fator de dois, a débitos reduzidos (abaixo das 60 rpm do fuso), através da previsão da pulsação periódica e modulação da velocidade do fuso para reduzir o erro. Os doseadores de fuso simples com espiral completa (full flight) apresentam esta pulsação de forma mais evidente que as outras configurações de fusos.

Todas as versões do KMC incluem o controlo de reabastecimento integrado para alimentadores de vácuo Premier PCS ou recetores de vácuo centralizados equipados com controlador HCU. O controlo do reabastecimento pode ser efetuado através da interface do operador, eliminando a necessidade da unidade de programação HSU.

Conectividade do SmartConnex

Conectividade do KCM

KCM feeder control connectivity examples with serial communication or ethernet MB/TCP or IP protocol


Conectividade do K-Vision

K-Vision feeder connectivity with 10/100 ethernet connection


Conectividade do KSC

KSC feeder connectivity


Opções de controlo para doseadores

KCM with full display and keypad
KCM com display completo e teclado

O módulo de controlo KMC Coperion K-Tron com interface de operador local integrado é uma interface de operador com display, carta de controlo e acionador do motor.

O módulo de controlo KCM Coperion K-Tron combina os módulos de controlo e acionamento do motor do doseador numa nova caixa compacta, proporcionando maior flexibilidade e um desempenho excelente. Cada doseador tem o seu próprio KCM, geralmente instalado diretamente no doseador, e está disponível com diversas configurações, conforme a aplicação.

Os módulos de controlo e de acionamento do motor são combinados num só componente e podem ser instalados no doseador, ou remotamente. Cada versão do KCM inclui todo o software necessário para aplicações em contínuo ou por batch.


picture of KCM with Status Display
KCM com display de estado

O KCM com display de estado integrado (KCM) é constituído por uma carta de controlo e pelo acionador de motor. Proporciona funcionalidades avançadas como a modulação da velocidade do fuso com um algoritmo patenteado que pode melhorar a precisão do doseador no curto prazo, em doseadores de fuso simples num fator de dois, especialmente em débitos baixos. O KCM proporciona o controlo de reabastecimento integrado para os alimentadores de vácuo autónomos ou recetores centralizados Coperion K-Tron equipados com controladores HCU. O controlo do reabastecimento pode ser efetuado através da interface do operador, eliminando a necessidade da unidade de programação HSU.


Opções de interface do operador

O SmartConnex proporciona a escolha de três interfaces de operador: Display simples para um equipamento KSU-II, controlo de linha K-Vision, e Smart Commander KSC para controlo de múltiplas linhas. Estas unidades de visualização e de introdução de dados podem ser utilizadas individualmente ou em combinação conforme exigido pela aplicação. Para mais informações consultar a nossa página do catálogo de sistemas de controlo.


picture of KSU-II Single Unit Display
KSU-II Display simples para um equipamento

Display simples para um equipamento KSU-II
Interface de operador com display

O KSU-II é uma interface de utilizador económica para um doseador com o KCM. Também pode ser usado como display portátil para manutenção ou configuração em sistemas maiores onde display principal do doseador está a um nível mais elevado ou de difícil acesso. O KSU-II pode ser dedicado a um único doseador ou pode trabalhar em rede com múltiplos KCMs. O KSU-II só vê um doseador de cada vez, mas o utilizador pode alternar entre doseadores. Podem ser ligados até três interfaces de operador KSU-II a uma rede de até 31 KCMs. Cada KSU-II pode ser programado para aceder a um KCM distinto.


picture of K-Vision Line Controller
Controlador de linha K-Vision

K-Vision™ Controlador para uma linha K-Vision
Interface de operador com display

O K-Vision™ é uma interface de operador para controlar até 16 doseadores numa única linha de processo, substituindo o KSL. O K-Vision utiliza um display tátil LCD a cores de 10,4-polegadas que é simultaneamente o dispositivo principal de entrada de dados e comando do operador. Este proporciona um modo de visualização com o display dividido em quatro partes para visualizar múltiplas páginas de um doseador ou páginas únicas de múltiplos doseadores. Incluí suporte para várias línguas, entre elas, Chinês e Japonês. Concebido para uma utilização simples e um arranque rápido e fácil da linha, o K-Vision proporciona a visualização gráfica da informação do processo, com gráficos de tendências flexíveis e de fácil utilização. Esta interface para doseadores possibilita o registo de eventos e suporta todos os diferentes tipos de controlo de doseamento para operação em contínuo, ou por batch.


picture of KSC Coperion K-Tron Smart Commander screen
Smart Commander KSC Coperion K-Tron

Smart Commander Coperion K-Tron (KSC)
Interface de operador com display

O KSC é uma interface informática capaz de controlar até 30 unidades em múltiplas linhas de processo. Os dados referentes ao doseador, linha e sistema são apresentados graficamente e incluem histórico de gráficos de tendência, controlo estatístico, comandos da fórmula, diagnósticos, ajuda, e muito mais. Um PC industrial com software KSC integrado no sistema de controlo SmartConnex™ controla até 30 doseadores Coperion K-Tron, incluindo doseadores de tela de pesagem SWB, doseadores por perda de peso ou batch, também equipamentos PID, SFM e SFB em modo contínuo e por batch, de forma fiável e de acordo com os objetivos definidos.


picture of Coperion K-Tron Continuous Gravimetric Feeder Control System

Sistema de controlo de extrusão gravimétrica em contínuo

O pacote de controlo de extrusão gravimétrica em contínuo Coperion K-Tron proporciona a possibilidade de controlar a velocidade de extrusão para que a sua saída tenha um caudal mássico previsível e reprodutível. Através da medição precisa do débito de produto dispensado, o controlo de extrusão gravimétrica pode compensar as variações no produto e no processo e proporcionar uma qualidade mais consistente do produto final.

Ir para o catálogo de sistemas de controlo dos doseadores